Eu na black friday


Amanhã tem black friday e "nóis ta" como?? Sem um puto.
Sim, amiguinhos todo o glamour de morar sozinha e assumir de vez suas despesas e responsabilidades SOZINHA (pq na verdade eu ja fazia isso tudo na casa da minha mãe, mas claro q dividindo os gastos com todas as habitantes e sem pagar aluguel) te priva de alguns prazeres na vida de uma pessoa consumista. Sim eu tenho uma certa compulsão por compras e não me orgulho disso, mas acho que assumir isso e tentar mudar já é um bom sinal. 

Essa reflexão surgiu pq já faz 4 meses que saí da casa da minha mãe e tive que reavaliar e me reorganizar com meus gastos, vi que eu realmente gastava muito dinheiro com coisas sem nenhuma necessidade e não avaliava o quão realmente eu precisava de algo antes de comprar. Eu deixei de comprar? Não, mas hoje sou muito mais consciente nas escolhas de onde deposito meu rico dinheirinho.

Uma coisa que aprendi lendo um desses blogs de moda consciente e estou levando pra vida é avaliar o valor de uma peça na quantidade de vezes em que vou usa-la… tipo, pagar 100 reais em uma peça que vc vai usar provavelmente 1 vez, hummm melhor não. Outra coisa é: não é pq esta barato que você precisa, eu já comprei muita coisa pq estava "valendo a pena" e simplesmente nem tirei a etiqueta. Se vocês soubessem a quantidade de coisas que tirei do meu armário antes de me mudar e falei: Pq eu comprei isso? Sim, é bizarro!!
E isso vale não só para roupas e sapatos, pode ser usado por exemplo quando vc decide comer num restaurante novo, será que não da pra jantar em casa hoje e deixar pra conhecer o restaurante em uma data especial?

Na real, se for pensar bem, todo ano quando tem black friday eu to dura, a diferença é que agora os gastos são outros e menos superficiais, antigamente caso decidisse aproveitar as promoções eu certamente compraria um monte de coisas que eu não preciso e lotaria meus cartões de crédito de compras que eu deixaria de usar antes mesmo de terminar de pagar.

Claro que não é fácil de um dia para o outro tomar consciência de que vc compra demais e decidir se controlar, como toda compulsão usar o lado racional o tempo todo não rola, é por isso que assumi tbm algumas outras táticas, tipo não ir à lojas ou centros de compras se não estou realmente precisando de algo, parece piada, mas não é, pra quem é consumista, fazer comprar é como comer chocolate na tpm, da um prazer fodido rs 
Também evito entrar nos sites quando recebo emails de promoções pq sei que vou gostar de alguma coisa e eu não to precisando de nada agora.

Hoje eu tenho aproveitado outros "prazeres" que eu nem sabia q seriam tão bons, tipo ver a fatura do meu cartão quase zerada (sério, q emoção!!) ou conseguir programar uma viagem no feriado… sim antes era mais difícil conseguir me programar financeiramente do que agora que tenho mais gastos.

Porque toda essa reflexão? O que mais me prendia em não tentar morar sozinha, algo que queria a muito tempo, era o medo de não dar conta dos gastos, ter que me privar de algumas coisas que gosto, tipo viajar, mas agora estou vendo que não, se você se programa minimamente (pq eu não sou muito organizada mesmo) você consegue!!
:)


Comentários

Postagens mais visitadas